Trans – O pior tipo de gordura

Inscreva-se em nossa newsletter

Trans – O pior tipo de gordura

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

A trans é o tipo de gordura mais prejudicial que existe e é criada a partir dos óleos insaturados – quando estes são transformados de gordura líquida para sólida. O corpo não reconhece e não processa a gordura trans da mesma maneira que ocorre com as gorduras naturais, portanto, não chega a ser surpresa que o seu consumo esteja associado a várias doenças.

Pesquisadores que analisaram dados de 730 mulheres descobriram que os marcadores inflamatórios eram maiores entre aquelas que consumiam gorduras trans em maior quantidade, incluindo um nível 73% maior de Proteína c-reativa, um forte fator de risco para doenças cardíacas.

Estudos controlados em seres humanos confirmaram que as gorduras trans levam à inflamação do organismo, causando efeitos profundamente negativos sobre a saúde do coração, prejudicando a capacidade das artérias para dilatar adequadamente e manter o sangue em circulação.

Em um estudo que analisou os diferentes tipos de gorduras em homens saudáveis constatou que trans aumentou um marcador chamado e-selectina, que indica dano às células que revestem os vasos sanguíneos.

Para fugir da gordura trans é preciso estar atento aos rótulos. A melhor maneira é evitar/eliminar os alimentos processados da dieta. Escolha alimentos de verdade, como manteiga ao invés de margarina e óleo de coco ao invés de óleos vegetais (soja, canola, girassol).

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação