Dicas para não assaltar a geladeira

Inscreva-se em nossa newsletter

Dicas para não assaltar a geladeira

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por
  1. Identifique a causa

Antes de tudo, é necessário identificar a causa do problema. Alimentação noturna pode ser o resultado da ingestão de restrita de alimentos durante o dia, causando uma fome voraz à noite. E também podem ser causados por hábitos ou simplesmente tédio. No entanto, a alimentação noturna também está associada a alguns distúrbios alimentares, incluindo transtorno de Compulsão Alimentar e a Síndrome do Comer Noturno. Doenças caracterizadas por diferentes padrões e comportamentos alimentares, que podem causar os mesmos efeitos negativos.

  1. Identifique os gatilhos

Assim que identificar a causa dos excessos, é preciso encontrar um padrão de eventos que geralmente desencadeiam esse comportamento alimentar. Se você não está com fome, mas ainda assim está comendo à noite, precisa pensar o que te levou a isso. Muitas vezes, você vai descobrir que está usando alimentos para atender uma necessidade que não é a fome. Com a síndrome do comer noturno, o seu padrão alimentar inteiro pode estar atrasado devido à falta de fome durante o dia.

 

Uma maneira eficaz para identificar a causa dessa alimentação fora de hora e que provoca é anotar os seus hábitos e a relação entre humor e o alimento. Isso ajudar a identificar quais são os padrões.

 

  1. Crie uma rotina

Se você come demais a noite, pode não estar comendo suficiente durante o dia. Seguir uma rotina pode ser útil. Planeje as refeições do dia, de modo que você sinta menos fome durante a noite. O sono também é essencial. Noites mal dormidas estão associadas à ingestão calórica maior e com menos qualidade. Em longo prazo, a falta de sono pode aumentar o risco de obesidade e doenças relacionadas.

 

  1. Planeje as refeições

Como dito anteriormente, planejar as refeições deve fazer parte da sua rotina. Programe quais serão suas refeições e também o que ira comer entre elas. Consumir lanches saudáveis reduz as chances de comer por impulso.

 

  1. Relaxe

Ansiedade e estresse são duas das principais razões pelas quais pessoas comem quando não estão com fome. Se você sofre com esse problema, tente encontrar outra maneira de extravasar as emoções negativas e relaxar.Utilize técnicas de relaxamento: exercícios de respiração, meditação, yoga, ou faça exercícios leves e alongamento.

 

  1. Alimente-se regularmente

Comer em intervalos planejados durante todo o dia pode ajudar a manter o açúcar no sangue estável. Além de também evitar o cansaço, irritabilidade e compulsão por comida. Quando estamos com fome, somos mais propensos a fazer escolhas erradas.

 

  1. Consuma proteína

Diferentes alimentos podem ter diferentes efeitos no apetite. Incluir proteína em cada refeição pode ajudar a reduzir a fome e aumentar a saciedade.

 

  1. Fuja das junk foods

Não mantenha junk food ao seu alcance. Ao invés de encher o armário com alimentos industrializados, com alto teor de açúcar, tenha alimentos saudáveis sempre disponíveis.

 

  1. Distraia-se

Não fique preocupado, mantenha a mente ocupada. Encontre um novo hobby ou atividade para fazer a noite. Isso previne a vontade irracional de comer a noite.

 

Lembrando que essas dicas não substituem uma consulta profissional. Se você sofre com essa condição procure auxílio de um médico. Pois em alguns casos o tratamento medicamentoso deve ser associado para melhor controle dos episódios de compulsão alimentar.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação