Dicas para Auxiliar a Perder Peso

Inscreva-se em nossa newsletter

Dicas para Auxiliar a Perder Peso

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Algumas pequenas e valiosas dicas para quem busca perder peso.

1. TOMAR ÁGUA
Tomar cerca de meio litro de água cerca de 30 min antes das principais refeições ajuda você a comer menos e perder cerca de 44% a mais de peso, segundo observado em estudos.

2. COMA OVOS NO CAFÉ DA MANHÃ
Substituir um café da manhã rico em grãos, carboidratos simples, cereais por ovos (clara e gema) pode ajudar vc a ingerir menos calorias nas 36 horas seguintes, com mais perda de peso e de gordura corporal.

3. BEBER CAFÉ PRETO
Além de acelerar o metabolismo, ser rico em antioxidantes e possuir inúmeros benefícios a saúde, pode aumentar a queima de gordura em cerca de 10-29% segundo alguns estudos.

4. BEBER CHÁ VERDE
Além de possuir cafeína na sua composição, é carregado de antioxidantes potentes chamados de catequinas, que acredida-se que agem sinergicamente com a cafeína para potencializar a queima de gordura.

5. COZINHAR COM ÓLEO DE COCO
O óleo de coco é muito saudável. É rico em gorduras especiais chamadas de triglicerídeos de cadeia média(TCM), que podem acelerar o seu metabolismo em cerca de 120 calorias por dia e também reduzir o seu apetite ao longo do dia.

6. CORTAR O AÇÚCAR (LEIA O RÓTULO)
O açúcar é sem dúvida o PIOR ingrediente presente e adicionado aos alimentos industrializados. O consumo exagerado de açúcar está associado ao aumento do risco de
obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e outras. Se você quer perder peso LEIA O RÓTULO DOS ALIMENTOS e fuja daqueles que apresentam açúcar ou xarope de milho com alta concentração de frutose nos ingredientes.

7. ELIMINE/REDUZA OS CARBOIDRATOS REFINADOS
Ex: pão branco, massas, doces, produtos de padaria na grande maioria, batatas fritas, sucos de caixa e alguns sucos naturais, refrigerantes). O consumo desse tipo de carboidrato aumenta rapidamente a glicose sanguínea, causando picos de insulina com consequente aumento do apetite pouco tempo depois.

8. DIETAS COM RESTRIÇÃO DE CARBOIDRATOS
E quantidades apropriadas de gorduras e proteínas causam mais saciedade e menos episódios de compulsão alimentar a longo prazo. Use o carboidrato ao seu favor, concentre a ingestão diária de carboidrato perto do horário do treino para que você consiga treinar com INTENSIDADE adequada. Eliminar completamente os carbos não é uma boa estratégia para perda de peso a longo prazo.

9. METADE DO PRATO COMPOSTO POR SALADA E LEGUMES
Ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes vão dar mais saciedade, diminuir a ingestão de alimentos calóricos e suprir seu organismo com diversos nutrientes que vão otimizar sua saúde. Uma outra dica é iniciar a refeição com um prato de salada e só após partir para o prato principal.

10. MANTENHA LANCHES SAUDÁVEIS SEMPRE A DISPOSIÇÃO
Manter opções saudáveis por perto, especialmente em dias mais corridos pode prevenir que você recorra a alimentos calóricos e pobres nutricionalmente quando bater aquela fome. Ex: Punhado de oleaginosas (castanhas, amendoas, nozes, pistache, macadamia), frutas com muitas fibras (maça, pera, morangos, etc), cenouras pequenas, iogurtes naturais, ovos cozidos, chips de batata doce, shake com whey protein e aveia, biscoitos de arroz integral, barrinhas de proteína, etc.

11. USE PIMENTA
Sim, isso mesmo. As pimentas do gênero Capsicum (jalapeño, pimenta vermelha, pimenta de cheiro, malagueta, dedo de moça, murupi, biquinho) possuem uma substância chamada capsaicina, que tem ação termogênica, podendo acelerar o metabolismo e reduzir o apetite. Além de que são alimentos extremamente nutritivos, ricos em vitaminas e antioxidantes.

12. FAÇA MUSCULAÇÃO
Previne a perda de massa magra que pode ocorrer numa restrição calórica, ajudando a manter/aumentar sua massa magra (o músculo é um tecido metabolicamente muito ativo que gasta bastante energia para se manter. Quanto maior sua massa magra, maior facilidade terás de emagrecer).

13. COMA MAIS FIBRAS
As fibras presentes nos alimentos podem aumentar a sensação de saciedade, reduzindo o apetite geral ao longo do dia, além de diversas outras funções benéficas à saúde. O consumo ideal mínimo é de 25/30g diariamente. Exemplos de alimentos ricos em fibras: feijão, ervilha, grão de bico, lentilhas, chia, linhaça, aveia, batata doce, goiaba (1 unidade de goiaba tem cerca de 10g de fibras, quase 1/3 do q vc precisa durante todo dia), maçã, pera, abacate, brócolis, alcachofra (que ainda é rica em Silimarina que ajuda na saúde do fígado), abóbora. Ou seja, COMIDA DE VERDADE, já que alimentos processados geralmente perdem todas as fibras no processo de industrialização/refinamento.

14. COMA VEGETAIS E FRUTAS
Alimentos geralmente pouco calóricos, ricos em fibras, com muita água, apresentando uma baixa densidade energética. Quem come mais frutas e vegetais tende a pesar menos e viver mais!

15. MASTIGUE DEVAGAR
Você com certeza já ouviu muito essa dica. E para quem está acima do peso isso realmente pode fazer uma grande diferença. A explicação é simples: os sinais de saciedade podem demorar um certo tempo para chegar a seu cérebro informando que você já comeu o suficiente. Mastigar bem os alimentos, fazendo da refeição um horário sem correrias vai aumentar a produção de hormônios que vão informar que aquela fome não era tão grande assim.

Nenhum alimento ou medida será eficaz sem que esteja em um contexto de reeducação alimentar e atividade física. Não existe milagre! Procure orientação médica/nutricional!

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação