Desvendando os Rótulos Alimentares

Inscreva-se em nossa newsletter

Desvendando os Rótulos Alimentares

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Cada vez mais vem aumentando o interesse da população por alimentação saudável, cresceu também a importância do rótulo dos alimentos. Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. É importante que as informações sejam claras e que possam ser utilizadas para orientar a escolha adequada dos alimentos. Isso para auxiliar na melhoria da saúde e qualidade de vida dos consumidores. 

Dados recentes levantados junto à população que consulta o serviço Disque-Saúde do Ministério da Saúde demonstram que aproximadamente 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, mais da metade não compreende adequadamente o significado das informações. Assim, é comum encontrar informações nos rótulos que geram dúvidas, principalmente com as informações nutricionais.

No rótulo nutricional do alimento deve conter a lista de ingredientes, valor energético em calorias e o teor de carboidratos, proteínas, gorduras totais, saturadas e trans, fibra alimentar e sódio. Se o alimento tiver pelo menos 5% da ingestão diária recomendada de alguma vitamina ou mineral, esses micronutrientes também podem aparecer ali. Essa é aquela tabelinha clássica, que fica geralmente na parte de trás da embalagem. São informados também, alegações positivas sobre o produto: fonte de fibras, baixo em gorduras, teor reduzido de sódio, etc.

Lista de Ingredientes

Informa os ingredientes que compõem o produto. A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade. Essa informação é importante porque o pode ser identificada a presença de termos, como açúcar, sacarose, glicose, ou outros tipos de açúcar, como a dextrose, néctares, maltodextrina, xarope de glucose, xarope de milho, frutose.

Informação Nutricional

O valor energético é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal).  Estão presentes informações sobre os carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras alimentares e sódio. Na tabela de informação nutricional, ao lado da quantidade de cada nutriente em gramas, há o %VD, que presenta o Percentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2.000 calorias. 

Alimentos light, diet, lac-free e glúten-free

Não necessariamente significa que são produtos mais saudáveis ou recomendados para todos. O light, por exemplo, significa que o produto em questão tem 25% a menos de algum nutriente como açúcar, gordura, sal e/ou colesterol. Mas ele pode ser rico em outra substância do tipo, justamente para compensar essa perda. Os alimentos diet apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de açúcar. 

Já os produtos lac-free e glúten-free devem estar isentos de lactose e glúten, porém alguns ainda podem te traços no produto.

Os portadores de enfermidades devem ler os rótulos dos alimentos, observando a lista de ingredientes e a rotulagem nutricional para verificar a presença daquele ingrediente ou nutriente que não deve consumir ou que pode consumir em baixa quantidade. 

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação