Alimentos para combater a inflamação

Inscreva-se em nossa newsletter

Alimentos para combater a inflamação

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por
  • Berries

Berries são pequenas frutas que contêm fibras, vitaminas e minerais. Embora existam dezenas de variedades, alguns dos frutos mais comuns incluem:

  1. Morangos
  2. Mirtilos
  3. Framboesas
  4. Amoras

Elas também possuem antioxidantes chamados: antocianinas. Esses compostos produzem efeito anti-inflamatório capaz de reduzir o risco de algumas doenças.

Nosso corpo produz células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer Cell) que ajudam a manter o seu sistema imunológico funcionando adequadamente.

Um estudo descobriu que homens que consumiram mirtilo todos os dias, produziram mais dessas células. Em outro estudo, ficou comprovado que homens e mulheres com sobrepeso que consumiam morangos tinham níveis mais baixos de certos marcadores inflamatórios associados com doenças cardíacas.

  • Peixe

Peixes com alto teor de gordura são uma grande fonte de proteínas, de ácidos graxos ômega-3, EPA e DHA. Embora todos os tipos de peixes contenham alguns ácidos graxos ômega 3, estes aqui são as melhores fontes:

  1. Salmão
  2. Sardinhas
  3. Arenque
  4. Cavalinha
  5. Anchovas

EPA e DHA reduzem a inflamação, que pode levar à síndrome metabólica, doença cardíaca, diabetes e doenças renais.

  • Brócolis

O brócolis é um vegetal extremamente nutritivo. Uma pesquisa realizada mostrou que consumir vegetais crucíferos (brócolis, couve flor…) está associado a uma diminuição do risco de doenças cardíacas e câncer. Além disso, ele é rico em sulforafano, um antioxidante que combate a inflamação, reduzindo os níveis de substâncias que levam a inflamação.

  • Abacate

O abacate é um verdadeiro “superalimento”. Essa fruta contém: potássio, magnésio, fibras e gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração. Além de carotenóides e tocoferóis,substância relacionadas ao risco reduzido de câncer. Para completar, os compostos do abacate podem reduzir a inflamação de células nova da pele.

  • Chá Verde

Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios do chá verde. Essa bebida pode reduzir o risco de doença cardíaca, câncer, doença de Alzheimer, obesidade e outras condições. Muitos dos benefícios são devidos à suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, especialmente uma substância chamada de epigalocatequina-3-galato (EGCG) que inibe a produção de substâncias inflamatórias.

  • Pimenta

Pimentões e pimentas são carregados com vitamina C e antioxidantes com potente efeito anti-inflamatório. Os pimentões contêm antioxidante quercetina, o qual tem demonstrado reduzir um marcador de dano oxidativo em pessoas com sarcoidose. Já as pimentas, possuem ácido sinápico e ácido ferúlico, substância que podem reduzir a inflamação.

  • Cogumelos

Cogumelos são muito baixos em calorias e ricos em vitaminas do complexo B, selênio e cobre. Eles também contêm lectinas, fenóis e outras substâncias que fornecem proteção anti-inflamatória. Um tipo especial de cogumelo chamado Juba do Leão pode potencialmente reduzir a inflamação de baixo grau em alguns casos de obesidade. No entanto, um estudo descobriu que quando cozido, o cogumelo perde grande parte de seus compostos anti-inflamatórios. Prefira consumi-los crus ou levemente cozidos.

Confiram em breve, mais alimentos com propriedades anti-inflamatórias.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação