Nutrição e Ansiedade

Inscreva-se em nossa newsletter

Nutrição e Ansiedade

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Um dos maiores problemas emocionais da sociedade atual, a ansiedade prevalece afetando várias pessoas em diversas partes do mundo. Os indivíduos ansiosos costumam se alimentar de maneira inadequada ou com alimentos comprovados cientificamente de ter a capacidade de aumentar ainda mais o quadro clínico de ansiedade.

De acordo com as pesquisas recentes existe uma variedade de alimentos, bebidas e até suplementos alimentares que podem interferir diretamente, agravando ou mesmo desencadeando os sinais da ansiedade, enquanto outros podem aliviar esses mesmos sintomas.

Algumas das principais bebidas ingeridas pelas pessoas também podem desencadear ou agravar o quadro de ansiedade, dentre elas estão:

Bebidas Alcoólicas: O álcool é rapidamente absorvido pelo organismo humano, pois também é derivado de um açúcar simples causando o aumento da glicemia e, quando ingerido em excesso pode desencadear alterações de comportamento ou ansiedade nos indivíduos.

Cafeína: As bebidas à base de cafeína como o café e chás pretos podem desencadear sintomas de ansiedade nas pessoas em virtude de sua atuação em mecanismos que estimulam o organismo do indivíduo, através do aumento do nível de noradrenalina que é um neurotransmissor do cérebro com capacidade de estimulação.

Já quando falamos dos alimentos que podem melhorar o quadro de ansiedade, temos:

Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.

Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integral, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição. Pães integrais, arroz, aveia, feijão, batata, fazem parte deste grupo alimentar.

Banana: Alivia a ansiedade pelo alto teor de triptofano que possui, ajudando na produção de serotonina.

Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Dê sempre preferência às carnes brancas e magras.

Chocolate amargo: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia.

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Chás e sucos: Melissa, cidreira, camomila, suco de maracujá.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação