Flavonóides em alimentos: como podem proteger contra o câncer e doenças cardíacas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Flavonóides em alimentos: como podem proteger contra o câncer e doenças cardíacas.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Uma maçã por dia pode ajudar a manter o câncer e as doenças cardíacas ausentes. E o mesmo se aplica a outros alimentos ricos em flavonóides. Estes são nutrientes conhecidos por reduzir a inflamação e agir como potentes antioxidantes. 

De acordo com pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, pessoas que comiam mais alimentos ricos em flavonoides, eram menos propensas a morrer de câncer e doenças cardíacas, do que aquelas que comiam menos destes alimentos. Eles relatam que essas descobertas devem encorajar as pessoas a ingerirem mais frutas e vegetais, especialmente se tiverem um alto risco de câncer ou doenças cardíacas. 

Reduzindo a inflamação

Um estudo de 2017, publicado no International Journal of Epidemiology, também descobriu que os flavonóides parecem inibir o crescimento de células cancerígenas.

E como eles podem proteger contra o câncer e doenças cardíacas? Estes estudos relatam que pela sua ação anti-inflamatória, os flavonoides melhoram a função dos vasos sanguíneos, o que pode explicar por que eles estão associados a um menor risco de morte por doença cardíaca e câncer.

Obtenha sua dose diária de flavonóides

O estudo constatou que o consumo de cerca de 500 mg de flavonóides por dia parecia fornecer a maior proteção contra doenças.

Nenhuma proteção adicional contra doenças cardíacas ou mortalidade, por todas as causas, foi observada em não-fumantes e bebedores moderados que consumiram um maior nível de flavonóides. No entanto, a proteção contra o câncer parece aumentar em até 1.000 mg de flavonóides consumidos diariamente.

Esses níveis existem bem dentro dos limites alcançados pela dieta diária. Os alimentos que contêm flavonóides incluem frutas, legumes, chocolate amargo, chá verde e vinho tinto. O importante é consumir uma variedade de diferentes compostos flavonóides encontrados em diferentes alimentos e bebidas à base de plantas.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação