ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS NO COMBATE DA ANEMIA

Inscreva-se em nossa newsletter

ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS NO COMBATE DA ANEMIA

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Anemia é o nome de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos). Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. São agudas, quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc. As crônicas são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme, por exemplo) e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro (anemia ferropriva, a mais comum), por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).

Aumente a ingestão de alimentos ricos em ferro

• Vísceras: rim, coração, moela, fígado;
• Todos os tipos de carne: bovina, aves, peixes, etc.;
• Leguminosas: feijões, ervilha, lentilha, grão de bico;
• Gema de ovo, cereais enriquecidos com ferro, cereais integrais e seus derivados (pão integral, granola), espinafre, brócolis, couve, castanhas em geral, aveia, ameixa seca.

Alimentos que devem estar presentes nas refeições para melhorar o aproveitamento do ferro

• Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno: vegetais verde escuro, amarelos e alaranjados – rúcula, couve, agrião, almeirão, brócolis, mostarda, espinafre, pimentão, manga, damasco, batata-salsa, cenoura, abóbora, moranga, mamão, melão, pêssego, milho.

• Alimentos ricos em vitamina B12: leite, iogurte, ovos, peixes, carne bovina, queijo.

• Alimentos ricos em ácido fólico: abacate, abóbora, agrião, brócolis, espinafre, couve, alface, fígado, leveduras, carnes, feijão, aveia, centeio, iogurte, banana, melão, mamão, abacaxi, ostras, ovos, couve-flor, repolho, laranja, quiabo, nozes, lagosta, manga, beterraba, pão integral, lentilha, tomate, caqui.

• Alimentos ricos em vitamina B2: abacate, brócolis, fubá.

• Alimentos ricos em vitamina C: abacaxi, laranja, limão, mexerica, acerola, morango, goiaba, maracujá, caju, manga, brócolis, couve, tomate, agrião, abóbora, vagem, pimentões, kiwi, tangerina, couve-flor – Associar aos alimentos fontes de ferro para aumentar a absorção

• Alimentos ricos em ácido málico: (maçã) e ácido cítrico (limão).

Alimentos que devem ser evitados próximo ao almoço ou jantar, pois atrapalham a absorção do ferro:

• Alimentos ricos em fitatos: farelo de trigo, farelo de aveia, soja em grãos, excesso de cereais integrais.
• Alimentos ricos em taninos: café, chás em geral, vinho.
• Alimentos ricos em oxalatos: espinafre, beterraba, farelo de trigo, nozes, chá-preto, chocolate, cacau.
• Alimentos ricos em fosfatos: aveia, refrigerantes, leite, queijo, levedo de cerveja, sementes de abóbora, gérmen de trigo, leite de soja.
• Bebidas alcoólicas.

Cuidados especiais no tratamento contra a anemia

• Coma hortaliças frescas, com pouco ou nenhum cozimento. Se cozidos, prepará-los preferencialmente ao vapor. Evite picá-los, moê-los ou amassá-los exageradamente.

• Prepare os sucos, frutas e vegetais, sempre que possível, na hora de consumi-los. Não os deixe na geladeira por mais de 24 horas.

• Ao fazer feijão, lave-o, coloque-o em água fervente por três minutos e deixe de molho por duas horas. Em seguida despreze a água, coloque nova água em temperatura ambiente por mais de duas horas e depois escorra novamente. Coloque nova água e deixe de molho da noite para o dia. Por fim, escorra e cozinhe com louro, gengibre e alho com nova água,

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação