Cuide da sua vida sexual através da alimentação

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Cuidar da vida sexual através da alimentação? Sim! Sua dieta pode ser uma importante aliada na hora de preservar sua saúde sexual, assim como também a estabilidade de algum eventual relacionamento a dois. Falamos anteriormente sobre como os seus hábitos alimentares podem atingir diferentes áreas da vida, e o campo afetivo não é uma exceção.

Descubra abaixo como sua vida amorosa e libido podem estar sendo influenciadas pelos seus hábitos alimentares. Uma excelente leitura!

Sexo e alimentação

Muitos alimentos vendidos como “afrodisíacos” não possuem comprovação científica na influência da libido humana, não havendo prova de que ajam positivamente na hora de melhorar o seu desempenho sexual. No entanto, o que pode ser afirmado é que determinados hábitos alimentares levam a doenças que, constantemente, são companheiras do mal desempenho sexual. A disfunção erétil, por exemplo, é frequentemente relacionada com pacientes diabéticos e obesos, que em muitos casos apresentam o quadro de falta de libido e incapacidade de manter uma relação sexual.

A comida é uma das partes mais importantes da sua vida diária, e é de se imaginar que a sua forma de se alimentar afeta outros setores do organismo, como a libido e a saúde sexual. Mudar hábitos alimentares e padrões de comportamento pode não resolver todos os seus problemas afetivos e sexuais, mas é um excelente ponto de partida.

Dietas, suplementação e planos alimentares

Uma dieta balanceada e a suplementação correta podem fazer toda a diferença na sua saúde em geral e também, mais especificamente, na hora de cuidar da sua saúde sexual. É sempre importante lembrar de manter distância de bebidas alcóolicas e alimentos ultraprocessados.

Dieta saudável e balanceada 

O consumo de certos tipos de alimento pode fazer toda a diferença na qualidade do seu humor e também na energia do seu organismo, estimulando, indiretamente, a sua vida sexual. Cuide da sua vida sexual através da alimentação optando sempre pela maior riqueza possível de nutrientes, em uma alimentação rica em frutas variadas, vegetais, grãos, legumes e oleaginosas. Procure sempre evitar gorduras trans, saturadas, açúcares excessivos e sódio. Vale também o conselho de sempre: não consuma mais calorias diárias do que você é capaz de perder.

Arginina e l-citrulina

A arginina, também conhecida como L-arginina, é um aminoácido utilizado pelo corpo humano para produzir óxido nítrico. Essa importante substância ajuda no relaxamento dos vasos, promovendo um bom fluxo sanguíneo. Nos casos dos homens, um fluxo satisfatório nos tecidos penianos pode fazer toda a diferença na hora de ter uma ereção saudável.

Alguns nutrólogos defendem que, na hora de suplementar a arginina, o ideal é consumir a l-citrulina. Essa outra substância também é um aminoácido, capaz de se transformar em arginina no interior do corpo. Os especialistas acreditam que essa seja a melhor forma de suplementar a substância, uma vez que a arginina pura não costuma ser bem absorvida pelo organismo.

Ambos os aminoácidos são encontrados em alimentos do dia a dia. A l-citrulina existe em maior concentração na melancia, enquanto a arginina pode ser encontrada em uma longa lista: nozes, frutas, peixe e vegetais folhosos.

Zinco

A ligação entre o zinco e a saúde sexual não é completamente compreendida, mas o zinco parece afetar positivamente a produção de testosterona do corpo humano. Também é necessário para o desenvolvimento de esperma e sêmen nos homens. Os níveis adequados de zinco podem aumentar a fertilidade masculina, enquanto que, aliado a outros nutrientes, como folato, também pode ajudar em problemas de fertilidade feminina.

O zinco está disponível em forma de suplemento, mas também é encontrado em alguns alimentos. As ostras são a fonte mais rica da natureza deste elemento essencial, não surpreendendo que tradicionalmente sejam vistos como afrodisíacos, capazes de despertar o desejo sexual.

Álcool

O consumo de álcool pode diminuir suas inibições e aumentar a probabilidade de você se envolver em atividades sexuais, mas nem tudo são flores. Também pode causar disfunção erétil aguda ou crônica, ou mesmo te levar a um comportamento inseguro: quando você mistura sexo com álcool, é menos provável que você use as precauções adequadas para evitar gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis. Beber descontroladamente também pode afetar negativamente seu comportamento e relacionamento com outras pessoas. Apesar de se apresentar, às vezes, como uma solução rápida, você não deve confiar no álcool para melhorar sua vida sexual.

Hábitos alimentares e conflitos

Em determinadas relações, a comida pode ser fonte de estresse e conflito. Por outro lado, dividir refeições com a pessoa amada pode ser uma excelente oportunidade para criar momentos especiais.

Refeições compartilhadas

Em certo sentido, seu cérebro é o órgão sexual mais importante. O sexo começa com afeto, intimidade e desejo. A hora da refeição é um ótimo momento para relaxar com seu parceiro e construir intimidade em um ambiente descontraído e agradável.

Incompatibilidade alimentar

Às vezes, diferentes preferências e hábitos alimentares incompatíveis podem ser uma fonte de estresse em um relacionamento. Para ajudar a construir intimidade e confiança, converse com seu parceiro sobre as questões que envolvem seu relacionamento com a comida. As fontes de conflitos potenciais incluem:

  • Barreiras culturais 
  • Restrições religiosas 
  • Tensão entre vegetarianos/veganos e carnívoros
  • Preferências pessoais

Além disso, pessoas com histórico de distúrbios alimentares podem ter influência das condições na hora de se relacionar com a comida ou com o parceiro.

Suporte

O peso corporal está ligado à autoestima e à imagem corporal para muitas pessoas. Se o seu parceiro está tentando perder peso, ajude-o ao longo do caminho. Se você sabe que ele é um comedor compulsivo, ofereça apoio nos momentos de chateação. Criticar suas escolhas alimentares ou olhar por cima do ombro enquanto estão comendo não promoverá bons sentimentos e não vai contribuir para a saúde da sua relação. Seja solidário e empático, não destrutivo e crítico.

Traga o seu relacionamento para a nutrologia

Cuide da sua vida sexual através da alimentação e também com ajuda especializada! Um nutrólogo não tem a pretensão de substituir o seu terapeuta de casais, mas ainda pode fazer muito pela felicidade e saúde do seu relacionamento e vida sexual. Aqui, na clínica Dr. Bruno Cosme, os pacientes são tratados com o máximo de sensibilidade e personalização, recebendo tratamentos específicos para suas questões.

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Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

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