Chá verde: Como tomar? Posso tomar?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Muito conhecido e apreciado no mundo todo, o chá verde é uma bebida milenar. Esse chá tem sua origem na China e Índia e é consumido por pessoas que querem manter uma vida saudável, emagrecer ou ter sensação de bem-estar. Ele também vem ganhando espaço há algum tempo em dietas. Acompanhe ao longo desse post, os benefícios e o que ele pode fazer pela sua saúde. 

O que é o chá verde?

O chá verde é um chá extraído das folhas da planta Camellia sinensis. Feito de folhas não oxidadas, e que passam por vaporização, secagem e exposição à luz do sol, ele é rico em antioxidantes e polifenóis. É também um dos chás menos processados que existem. Essa bebida ainda tem sabor distinto e é considerada uma das mais saudáveis para o consumo. 

Ele também possui uma substância chamada epigalocatequinagalato (EGCG), um poderoso antioxidante responsável por combater doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Além disso, esse chá pode melhorar a saúde mental, auxiliar na perda de peso, prevenir doenças hepáticas e diabetes tipo 2.  

Quais benefícios o chá verde pode trazer?

Esse chá apresenta alguns benefícios para quem pretende incluí-lo na alimentação diária. Como dito anteriormente, ele pode prevenir várias doenças, desde que inserido em um contexto alimentar saudável. Mas, além disso, traz outras vantagens para a saúde como um todo. Veja a seguir.  

Ajuda na saúde do coração  

Estudos indicam que consumir chá verde pode reduzir a mortalidade por diversos fatores. Incluindo doenças cardiovasculares. Pois, ele melhora os níveis de colesterol total e do colesterol ruim (LDL) e também aumenta a capacidade antioxidante do sangue.

Assim, já comprovou-se que pessoas que bebem chá verde diariamente, tiveram menor risco de doenças cardiovasculares, do que aquelas que não tem esse hábito. 

Pode prevenir o câncer 

O chá verde pode impedir o aparecimento de alguns tipos de câncer. Dentre eles, o câncer de mama, de pele, colorretal (intestino) e de próstata. Além disso, apresenta resultados positivos na prevenção do câncer de pulmão, de garganta, de ovário, bexiga e estômago.   

Desse modo, acredita-se que os altos níveis de polifenóis presentes no chá, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudem a matar células cancerosas e as impeçam de crescer. Apesar disso, são necessários mais estudos para comprovação. 

Protege o cérebro do envelhecimento 

Ele pode melhorar a função cerebral, e combater doenças neurodegenerativas como o alzheimer e parkinson. Nesse sentido, os compostos de catequina do chá verde podem proteger os neurônios, e possivelmente reduzir o risco de demência. 

Trata doenças inflamatórias da pele 

Pode tratar doenças como caspa e psoríase. Um estudo demonstrou que o tratamento com chá verde retardou o crescimento das células da pele, e estimulou a presença do gene que regula o ciclo de vida dessas células. 

Isso é importante, porque essas doenças são causadas justamente pela inflamação e superprodução das células da pele. Assim, o chá verde é um aliado para o tratamento. 

Pode prevenir Diabetes tipo 2 

O chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Um estudo em japoneses constatou que os que beberam chá verde tinham um risco 42% menor de ter Diabetes tipo 2. Outros estudos ainda indicam que beber chá verde pode reduzir em 18% as chances de ter Diabetes

Diminui a ansiedade 

Por conter o aminoácido L-teanina, o chá verde tem poder ansiolítico e aumenta a dopamina no cérebro. Assim, ele tem efeito calmante e funciona como um relaxante natural. Podendo auxiliar nos sintomas da ansiedade e promover bem-estar.  

Melhora a memória de trabalho e pode prevenir doenças cognitivas  

Ele pode melhorar as funções cognitivas do cérebro, em particular, a memória de trabalho. Isso se dá porque o chá aumenta a conectividade entre o córtex parietal e frontal do cérebro. Melhorando assim o desempenho cognitivo, o processamento da memória de trabalho e o desempenho das tarefas. 

A partir disso, ele também pode ser promissor no tratamento de doenças cognitivas associadas a distúrbios neuropsiquiátricos. 

Como posso fazer o chá verde?

Há algumas dúvidas sobre o modo como fazer o chá verde, mas em geral é muito simples fazer esse chá. Primeiro, você coloca uma panela ou chaleira com água filtrada e espera até que essa água comece a borbulhar. Depois, acrescente duas colheres da erva (Camellia sinensis) para cada litro de água, e em seguida tampe o recipiente. É importante lembrar que após essa etapa, é preciso deixá-lo em uma infusão de 3 a 5 minutos. Por fim, é necessário apenas coar. 

Quanto desse chá devo tomar por dia?

Não há uma quantidade exata de chá verde ao dia, porque isso vai variar de pessoa para pessoa. Mas, o recomendado é tomar de 3 a 5 xícaras. Dessa forma, é possível aproveitar todos os benefícios do chá e não sobrecarregar o corpo. A quantidade ideal vai variar de pessoa para pessoa, já que algumas podem sentir benefícios apenas com 1 xícara ou até mesmo com 5. Assim, o mais indicado é procurar um nutricionista ou um nutrólogo para orientação individual e personalizada. 

O chá verde emagrece?

Algumas evidências indicam que o chá verde pode auxiliar sim na perda de peso. O chá aumenta a taxa metabólica a curto prazo e pode ajudar a reduzir a gordura corporal, especialmente a abdominal, além de ser mais um aliado a reduzir a metainflamação e estresse oxidativo associados à obesidade.

Dessa forma, vários estudos já demonstraram esses benefícios. Um, em particular, comprovou que pessoas obesas que consumiram chá verde tiveram reduções no percentual de gordura corporal, peso corporal, circunferência da cintura e gordura da barriga. 

Assim, uma das explicações para o chá verde ajudar a emagrecer é que ele contém, além dos antioxidante, a cafeína. Estimulante que auxilia na queima de gordura e melhora o desempenho nos exercícios físicos. Nesse sentido, uma xícara de chá verde tem de 24 a 40 mg de cafeína

Ele ainda possui muitos antioxidantes chamados catequinas, como a epigalocatequinagalato (EGCG), substância que pode aumentar o metabolismo. Esse antioxidante também pode promover a quebra de gordura, pois ajuda a aumentar a quantidade de neropinefrina. Um dos hormônios responsáveis pela queima de gordura no organismo.  Porém sempre enfatizo que não existe alimento milagroso. Uma dieta balanceada e bem equilibrada é o mais importante quando você deseja saúde e emagrecimento saudável. Dificilmente você terá sucesso no emagrecimento se creditar o seu resultado a um alimento único.

Existe contraindicação para o chá?

Quando consumido de forma moderada, o chá verde é seguro para todas as pessoas. Mas, é preciso ficar alerta a alguns grupos que podem ter problemas ao ingerir o chá.  

Mulheres grávidas devem reduzir ou eliminar o consumo desse chá. Isso porque a cafeína presente no chá verde, quando consumida em grande quantidade, pode aumentar o risco de defeitos congênitos e aborto espontâneo. Em certas pessoas, ainda por conta da cafeína, o chá verde em grandes doses pode causar insônia, aumentar a ansiedade, causar problemas de estômago e dores de cabeça. 

Além disso, o chá pode inibir a eficácia de alguns medicamentos para o coração e pressão arterial. E também a de certos medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão. Então, pessoas que estão em tratamento devem evitar esse chá. E sempre perguntar ao seu médico se existe interação entre medicamentos em uso e o chá verde.

Ele também pode reduzir a capacidade de absorção de ferro dos alimentos. Assim, pessoas com deficiência de ferro devem evitar ou eliminar o consumo. Se for necessário ingerir, é recomendado beber o chá entre as refeições ou esperar pelo menos uma hora após comer para consumi-lo. 

Em resumo, é importante tomar o chá verde para beneficiar a saúde. Mas, é preciso cautela para aproveitar o melhor que ele pode oferecer. Controlando a quantidade e tomando de forma correta, ele pode ser um grande aliado para a sua qualidade de vida.    

 

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

Golden Milk: Conheça essa super bebida e seus benefícios para saúde
Jejum Intermitente
Melhor método para emagrecer?
Dieta Vegetariana: Quais proteínas devo consumir?