Beber água emagrece e preserva a saúde: tudo que você precisa saber sobre hidratação

Inscreva-se em nossa newsletter

Beber água emagrece e preserva a saúde: tudo que você precisa saber sobre hidratação

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Beber água emagrece? Minha saúde está em risco por não consumir a quantidade de água recomendada por dia? O que devo fazer para me tornar uma pessoa hidratada?

Essas e outras grandes questões acerca da hidratação humana vão ser abordadas ao longo do texto. Uma excelente leitura para você!

A relação do organismo humano com a água

Aprendemos na escola, ainda na infância, que o ser humano é constituído em sua maioria por água, em uma porcentagem de cerca de 60% para o organismo adulto. Além de ser composto pela substância, o corpo possui funções fisiológicas rotineiras que ocasionam na liberação e descarte de água: urina, fezes e suor são os meios de eliminação mais conhecidos, mas praticamente todos os processos internos do organismo resultam no gasto da famosa H2O.

Logo, nosso corpo é composto em sua maioria por água, e ainda assim descarta a substância em praticamente todos os seus processos. Para que a conta feche, surge a necessidade constante de hidratação, de forma que o percentual de água no organismo continue estável e operando dentro do desejado. E aí surge a grande questão: quanto de água uma pessoa adulta deve consumir por dia? 

Qual o consumo diário de água ideal para mim?

O ponto de partida para essa discussão é entender que, em primeiro lugar, cada organismo é um universo próprio. A medicina recomenda a hidratação constante do corpo, mas a quantidade recomendada varia de pessoa para pessoa. 

O “The U.S. National Academies of Sciences, Engineering and Medicine”, importante centro de pesquisa estadunidense, define o seguinte consumo de água como correto: 2.7 litros diários para mulheres e 3.7 litros diários para homens. Essas são boas sugestões de quantidades mínimas, mas é importante exercitar o hábito de ouvir o próprio organismo e entender as necessidades dele, uma vez que muitos fatores podem influenciar na quantidade de água que o corpo precisa para funcionar plenamente.

Conheça algumas dessas variáveis!

O lugar onde você vive: a geografia influencia diretamente no funcionamento do organismo, e na hora da hidratação não é diferente. Fatores como altitude, temperatura e umidade são determinantes na hora de saber a quantidade mínima de água que você precisa.

A sua alimentação: a comida que você come e a água que você bebe são as fontes primárias de energias do seu organismo, e é natural que uma influencie a outra. A necessidade de hidratação é maior, por exemplo, em organismos que se alimentam de ultraprocessados, e menor para as pessoas que consomem vegetais ricos em água.

O seu estado de saúde: organismos doentes tendem a descartar água de forma descontrolada e em larga escala. Uma diarréia, por exemplo, pode muito bem desidratar um corpo adulto. Por isso, ao menor sinal de enfermidade, hidrate-se.

Uma potencial gravidez ou amamentação: mulheres grávidas e em estágios iniciais de amamentação possuem uma necessidade diária de água maior. O motivo é fácil de entender: o corpo está funcionando e produzindo nutrientes por dois, e precisa se hidratar dobrado também.

Afinal: beber água emagrece?

Essa pergunta divide alguns médicos e levanta polêmicas na comunidade científica, mas já existem estudos que afirmam que, mesmo indiretamente, o consumo saudável de água é eficaz para a perda de peso.

A maneira mais simples de visualizar a influência da água no emagrecimento é analisando pelo viés metabólico, já que uma série de estudos atuais é taxativo ao indicar que o aumento da hidratação acelera o metabolismo. Além disso, pessoas bem hidratadas também tendem a ter um controle maior do próprio apetite, o que resulta em uma perda de peso a longo prazo.

Olhando a questão por outro lado, estudos recentes são categóricos ao relacionar a desidratação crônica com a obesidade mórbida e outras doenças, como diabetes, câncer e problemas vasculares.

Um dado interessante e que surge em pesquisas recentes é relacionado ao momento do consumo de água. Os voluntários do estudo foram divididos em dois grupos: o primeiro bebia cerca de 500ml de água antes das refeições, e o segundo não. Ao longo de um período de 12 semanas, foi possível constatar que o primeiro grupo tinha uma facilidade de perder peso em média 44% maior do que o grupo que não se hidratava antes das refeições.

Por mais que ainda não se possa afirmar com propriedade que beber água emagrece, já é possível dizer que um organismo necessita estar bem hidratado para realizar bem suas funções e perder peso de maneira saudável.

De que outras maneiras o consumo de água influencia o funcionamento do organismo?

Em linhas gerais, uma afirmação pode ser feita: um corpo saudável é um corpo hidratado. Falamos anteriormente sobre a atuação dos alimentos no processo de envelhecimento cerebral e como eles ajudam a evitar doenças como o Alzheimer. Com a água não é diferente: o aumento na hidratação diária é efetivo no combate e na prevenção de enfermidades em variados graus de risco. Conheça abaixo: 

Constipação: um problema comum em pessoas de várias idades, a crise de constipação pode ser combatida apenas com um maior consumo diário de água.

Infecções urinárias: estudos recentes apontam a hidratação como maior aliada das pessoas que sofrem com tendências a infecções urinárias, diminuindo o risco de desenvolvimento da doença.

Pedras nos rins: apesar de mais pesquisa ser necessária antes de maiores afirmações, estudos relativamente antigos já conseguiram traçar a relação entre baixa hidratação e o surgimento de pedras e vários outros problemas renais.

Saúde da pele: um maior consumo de água tende a aumentar a hidratação da pele, o que diminui os riscos de surgimento de acne e outras doenças de pele.

Converse com seu nutrólogo ou nutricionista sobre a importância da hidratação.

Este texto é uma análise distanciada sobre os impactos da hidratação no funcionamento do organismo humano. No entanto, é interessante analisar o seu próprio consumo de água com a ajuda de um profissional de saúde, habilitado para analisar a sua situação específica e estabelecer metas e planos de ação.

Aqui, na clínica Dr. Bruno Cosme, você pode retirar todas as suas dúvidas e solucionar a questão: beber água emagrece mesmo? Entre em contato pelo WhatsApp através deste link e agende sua mudança de vida!

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação