Alimentos que aumentam a energia: quais são e como encaixá-los na sua dieta?

Inscreva-se em nossa newsletter

Alimentos que aumentam a energia: quais são e como encaixá-los na sua dieta?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email conteúdos sobre Saúde e Qualidade de Vida

Por

Alimentos que aumentam drasticamente os níveis de energia: como trazê-los para sua rotina?

Muitas pessoas se sentem cansadas ou abatidas em algum momento do dia. A falta de energia pode afetar suas atividades diárias, diminuindo a produtividade. Talvez não seja surpreendente, mas sim: o tipo e a quantidade de alimentos que você ingere desempenham papéis essenciais na determinação de seus níveis de energia durante o dia.

Embora todos os alimentos forneçam energia, alguns alimentos contêm nutrientes que podem ajudar a manter seus níveis de produtividade elevados, contribuindo para o seu estado de alerta e concentração ao longo do dia.

Confira abaixo uma lista de alimentos que vai te deixar pronto para encarar todos os desafios!

Banana

A banana pode ser um dos melhores itens na lista de alimentos para obter energia. Ela é uma excelente fonte de carboidratos complexos, potássio e vitamina B6, os quais podem ajudar a aumentar seus níveis de produtividade.

Peixes gordurosos

Peixes gordurosos, como o salmão e o atum, são boas fontes de proteínas, ácidos graxos e vitaminas B, o que os torna ótimos alimentos para incluir em sua dieta.

Uma porção de salmão ou atum fornece a quantidade diária recomendada de ácidos graxos, ômega-3 e vitamina B12. Essa combinação de nutrientes, entre outros benefícios, ajuda a reduzir a inflamação, que é uma causa comum de fadiga. Além disso, a vitamina B12 atua com o folato para produzir glóbulos vermelhos e ajudar o ferro a funcionar melhor em seu corpo. Níveis ideais de glóbulos vermelhos e ferro podem reduzir a fadiga e aumentar a energia do organismo.

Arroz integral

O arroz integral é um alimento muito nutritivo. Em comparação com o arroz branco, é menos processado e retém mais valor nutricional na forma de fibras, vitaminas e minerais.

Meia xícara (50 gramas) de arroz integral contém 2 gramas de fibra e fornece uma grande parte de sua ingestão diária recomendada de manganês, um mineral que ajuda as enzimas a quebrar carboidratos e proteínas para gerar energia. Além disso, graças ao seu conteúdo de fibra, o arroz integral tem um baixo índice glicêmico. Portanto, pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e promover estabilidade ​​de energia ao longo do dia.

Batata-doce

Além de deliciosa, a batata-doce é uma fonte nutritiva de energia para quem busca um impulso extra. Uma porção de 1 xícara (100 gramas) de batata doce pode embalar até 25 gramas de carboidratos complexos, 3,1 gramas de fibra, manganês e vitamina A.

Graças à fibra da batata-doce e ao conteúdo complexo de carboidratos, seu corpo os digere lentamente, o que fornece um suprimento longo e constante de energia.

Café

O café provavelmente é a primeira opção que você pensa em consumir quando está procurando um aumento de energia. É rico em cafeína, que pode passar rapidamente da corrente sanguínea para o cérebro e inibir a atividade da adenosina, um neurotransmissor que acalma o sistema nervoso central. Como resultado, a produção de epinefrina – um hormônio que estimula o corpo e o cérebro – aumenta.

Embora o café forneça apenas duas calorias por xícara, seus efeitos estimulantes podem fazer você se sentir alerta e concentrado.

Lembrando que não é recomendado consumir mais de 400 mg de cafeína (ou cerca de 4 xícaras de café) por dia e não tomá-lo até 8 horas antes de dormir.

Ovos

Os ovos não são apenas extremamente sacietógenos , mas também cheios de energia para alimentar o seu dia.

Eles são embalados com proteínas, que garantem um suprimento estável e sustentado de energia. Além disso, a leucina é o aminoácido mais abundante em ovos e é conhecida por estimular a produção de energia de várias maneiras no organismo. Ela pode ajudar as células a absorver mais açúcar no sangue, estimular a produção de energia nas mesmas e também aumentar a degradação da gordura para produzir energia.

Além disso, os ovos são ricos em vitaminas B. Essas vitaminas ajudam as enzimas a desempenhar seus papéis no processo de decomposição dos alimentos para obtenção de energia.

Maçãs

As maçãs são uma das frutas mais populares do mundo e são excelentes fontes de carboidratos e fibras: uma maçã de tamanho médio (100 gramas) contém cerca de 14 gramas de carboidratos, 10 gramas de açúcar e até 2,1 gramas de fibra.

Devido ao seu rico conteúdo em açúcares naturais e fibras, as maçãs podem fornecer uma liberação de energia lenta, constante e sustentada. Além disso, as maçãs têm um alto teor de antioxidantes. Pesquisas recentes concluíram que os antioxidantes podem retardar a digestão dos carboidratos, então eles liberam energia por um período de tempo mais extenso e estável.

Por último, é recomendado comer maçãs inteiras para colher os benefícios da fibra em sua casca.

Água

A água é essencial para a vida. Ela está envolvida em muitas funções celulares, incluindo a produção de energia.

Não beber água suficiente pode levar à desidratação, o que pode retardar as funções corporais, deixando você se sentindo lento e cansado. Por outro lado, beber água pode dar-lhe um impulso de energia e ajudar a combater a sensação de fadiga.

Você pode evitar a desidratação bebendo água mesmo se não estiver com sede. Tente beber água regularmente ao longo do dia, transformando isso em um hábito.

Curioso sobre a importância da água no funcionamento do organismo? Acesse o texto do nosso blog que trata do assunto.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Sobre Dr. Bruno Cosme

Sobre Dr. Bruno Cosme

Dr Bruno Cosme é especialista em Medicina do Estilo de Vida e no tratamento da obesidade. Ele acredita que a chave para reverter a atual epidemia de doenças crônicas é a alfabetização científica. Ele cria textos educativos para ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação e estilo de vida saudável, tentando simplificar a informação científica para causar impacto na decisão individual de ter saúde.

Índice

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Posts Recentes

7 Dicas para emagrecer com saúde em 2021
Obesidade na pandemia: qual a relação?
Combata o estresse através da alimentação